Atividades e exercícios físicos: um convite para a qualidade de vida. 

 O exercício físico é uma das melhores maneiras de manter o corpo saudável, mas muitas pessoas não sabem que ele também pode ter um impacto positivo na saúde mental. A atividade física regular pode ajudar a combater o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor e a autoestima.

Uma revisão de estudos publicada na revista Sports Medicine descobriu que o exercício físico pode ser tão eficaz quanto a terapia cognitivo-comportamental no tratamento da ansiedade.

Quando nos movimentamos, seja através de atividades esportivas ou exercícios no dia a dia, estamos estimulando a produção de endorfinas, substâncias químicas que melhoram o humor e nos fazem sentir bem. Além disso, a prática regular de atividades físicas também ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que por sua vez contribui para reduzir a ansiedade.

Embora o exercício físico não seja uma cura para a ansiedade e o estresse, pode ser uma maneira eficaz de gerenciar esses problemas. No entanto, é importante consultar um profissional de saúde mental antes de iniciar qualquer programa de exercícios, supervisão médica é sempre uma boa pedida. 

Dito isto, o incentivo a prática de esportes como o futebol, vôlei, basquete, esportes marciais e treinamentos em série proporcionam os níveis necessários para que alguém consiga equilibrar sua balança emocional. Mas e quanto a academia? E a dança? outras práticas que não sejam esportivas, são eficazes nesse contexto? Esse e outros debates foram respondidos no último episódio do nosso CELDCASTT.

Paula Mendes e Alexandre de souza no CELDCASTT

Não é novidade para quem acompanha aqui o nosso blog que esportes e exercícios são sinônimo de qualidade de vida. E por essa razão em nosso último podcast, no nosso canal no YouTube, conversamos com a Dançarina Paula Mendes e o Personal Trainer Alexandre de Souza, da nossa parceira Xfit, em um conversa franca e descontraída sobre o que é, e o que não é exercício físico, sobre os padrões de beleza e em como isso pode afetar não somente a saúde física, como a mental. Confira a seguir!

 

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a população mundial está cada vez mais sedentária e que a prática de exercícios físicos é uma das formas mais eficazes de combater diversos problemas de saúde. Por isso, vamos aproveitar essa oportunidade para nos movimentar e desfrutar dos benefícios que o exercício físico pode oferecer para a nossa qualidade de vida.

 

Pratique exercícios e viva bem! Confira nosso podcast com Paula Mendes e Alexandre de Souza, e comece já a cuidar de sua saúde física e mental!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *